Com a Odontologia Estética você consegue melhorar sua autoestima, bem-estar, qualidade de vida e, consequentemente, sua saúde bucal.
Aparelhos ortodônticos, clareamentos, lentes de contato, implantes, facetas em porcelana, restaurações. São diferentes tratamentos para alcançar o sorriso que sempre quis.
Lentes de Contato Dental
Confeccionadas em porcelana, as Lentes de Contato Dental buscam melhorar a estética dental e função mastigatória, proporcionando ao paciente, de maneira personalizada, uma harmonização do sorriso.
Cimentadas sobre os dentes naturais e através de um desgaste minimamente invasivo, as Lentes de Contato Dental são bem finas, tendo, em média, de 0,2 a 0,5 milímetros.
O planejamento para Lentes de Contato Dental é feito de maneira personalizada. Primeiramente, é realizada uma sessão fotográfica do paciente e, em seguida, um planejamento virtual (DSD – Digital Smile Design).
Através do DSD e de um procedimento que chamamos de “Mock Up” (Teste Drive do Sorriso), é proporcionada ao paciente uma visualização física e virtual do futuro resultado do tratamento e, a partir disso, a possível aprovação e execução das Lentes de Contato Dental.
Esse tratamento estético é indicado para os seguintes casos:
– Dentes com alteração em sua coloração, possibilitando a correção de cor;
– Dentes fraturados, lascados ou desgastados, promovendo um sorriso mais uniforme;
– Fechar espaços entre dentes (diastema);
– Reanatomização de formatos dentais;
– Substituição de restaurações extensas antigas que tiverem sua tonalidade alterada com o passar do tempo.
Clareamento Dental
Assim como o nome já sugere, o Clareamento Dental tem como objetivo clarear os dentes. Esse tratamento conta com diferentes técnicas e, logo abaixo, falaremos um pouco mais sobre elas.
Método Mediato
Conhecido também como clareamento caseiro, o Método Mediato é realizado fora do consultório e feito com géis clareadores e moldeiras em silicone individualizadas.
A moldeira é confeccionada sob medida, de acordo com cada paciente, se adaptando aos dentes a ao arco dentário. Seu material é composto por uma fina lâmina de silicone.
Mesmo sendo feito em casa, esse procedimento conta com o acompanhamento e respaldo do especialista responsável, desde a confecção da moldeira até o tempo de permanência da moldeira na boca, que pode variar entre algumas horas diárias ou períodos noturnos.
O tempo de tratamento é de duas a três semanas. Em casos específicos, o uso pode se estender.
A Laser
Realizado com fonte de luz, o Clareamento Dental a Laser pode ser um tratamento mais simples e menos invasivo, baseado em um diagnóstico preciso e um planejamento adequado ao paciente.
Além disso, proporciona dentes mais claros em um período mais curto comparado ao clareamento convencional.
Essa técnica deve ser feita exclusivamente no consultório e sob supervisão de um especialista, pois os géis clareadores apresentam uma concentração mais alta que na técnica caseira.
Para o sucesso do procedimento, alguns cuidados precisam ser tomados durante o tratamento. Alimentos com corantes fortes e bebidas com alto teor de pigmentação, como chás, cafés e refrigerantes, devem ser evitados. Isso contribuirá muito para a melhora na coloração dos dentes durante o clareamento.
Em média, o Clareamento Dental a Laser leva de duas a três consultas, podendo variar de acordo com as necessidades de cada paciente.
Técnica Associada
A Técnica Associada combina os procedimentos de clareamento em consultório com o uso domiciliar em moldeiras.
É realizada em determinados casos, visando a rapidez, agilidade e eficácia do clareamento proporcionado nas sessões de consultório, potencializando os resultados do tratamento, gerando mais motivação ao paciente durante o processo.