Os tratamentos de Ortodontia corrigem e restabelecem o posicionamento e a funcionalidade dos dentes na arcada dentária, fato que auxilia na mastigação correta.
Esses procedimentos são realizados por meio de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis, de acordo com o problema do paciente.
Aparelhos ortodônticos
Além dos materiais utilizados, os aparelhos fixos e móveis possuem diferenças em suas indicações e finalidades.
Os aparelhos fixos são utilizados para a movimentação dos dentes na arcada dentária. Esse procedimento é indicado para adultos, crianças e adolescentes, de acordo com a indicação, que buscam mudanças consideráveis na dentição, como abertura da arcada dentária e mordida cruzada, por exemplo, restabelecendo um sorriso equilibrado.
Com o intuito de corrigir alterações no crescimento e desenvolvimento ósseo, os aparelhos móveis são indicados para crianças e adolescentes.
Adultos também podem utilizar aparelhos móveis. Um dos mais indicados é o Invisalign, o sistema de alinhadores transparentes mais avançado do mundo.
Bem-estar ao paciente e funcionalidade para os dentes
Os tratamentos de Ortodontia corrigem e restabelecem o posicionamento e a funcionalidade dos dentes nas arcadas dentárias, fato que auxilia na mastigação correta e na melhora da aparência estética, promovendo funcionalidade e bem-estar ao paciente.
Fechar um diastema, aquele espaço entre os dentes, corrigir a mordida cruzada e, em determinados casos, colaborar no desenvolvimento da fala são alguns benefícios proporcionados pela Ortodontia.
Diferentes métodos, entre eles o uso de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis, são utilizados para os tratamentos dessa especialidade.
Após diagnosticar o problema, o Ortodontista responsável escolherá o procedimento mais eficaz para o paciente.
Tipos de tratamentos na Ortodontia
Por contar com demandas e abordagens específicas, visando garantir uma atenção especializada ao paciente, a Ortodontia é dividida em três especialidades – Ortodontia Preventiva, Ortodontia Interceptativa e Ortodontia Corretiva. ⠀
A Ortodontia Preventiva, como o termo sugere, age na prevenção de problemas e é realizada durante a infância do paciente, visando evitar o uso de aparelho ortodôntico, extração de dentes ou até cirurgias. Além disso, promove uma abordagem educativa para crianças, orientando e retirando hábitos que podem atrapalhar e comprometer o desenvolvimento da arcada dentária.
Já a Ortodontia Interceptativa é utilizada quando um problema é detectado em sua fase inicial. Com esse procedimento é possível intervir de forma mais conservadora, evitando um tratamento mais complexo no futuro. ⠀
A mais conhecida entre as três, a Ortodontia Corretiva é indicada para a correção de problemas de posicionamento e oclusão. Acaba sendo também a mais utilizada, pois é feita quando o problema já está instalado, o que faz com que o paciente procure um especialista.